Redução de Custos em Saúdee Segurança do Trabalho
Auxilia na implementação de um processo de gestão para controle do absenteísmo, diminuindo o impacto desta tributação nas folhas de pagamento das indústrias, contribuindo assim para a melhoria da legislação e de processos administrativos junto aos órgãos competentes.
FATOR ACIDENTÁRIO DE PREVENÇÃO-FAP
Aferir o desempenho da empresa, dentro da respectiva atividade econômica, relativamente aos acidentes de trabalho ocorridos num determinado período.
O FAP estabelece que as empresas de maior número de acidentes e de doenças ocupacionais pagam mais. Já as que têm esse número reduzido ganham bônus e descontos. Essa é mais uma comprovação de que a saúde ocupacional também tem impacto financeiro.
NEXO TÉCNICO EPIDEMIOLÓGICO PREVIDENCIÁRIO – NTEP
O NTEP é o mecanismo que relaciona uma doença a uma atividade laboral em face a sua maior incidência naquele setor.
Controlar os afastamentos virou uma questão estratégica, pois quanto maior o índice do FAP, mais tributos a empresa paga, já que afeta diretamente o valor do GIL-RAT (Contribuição do Grau de Incidência de Incapacidade Laborativa decorrente dos Riscos do Ambiente de Trabalho).
RISCOS AMBIENTAIS DO TRABALHO-RAT
Representa a contribuição da empresa, e consiste em percentual que mede o risco da atividade econômica, com base no qual é cobrada a contribuição para financiar os benefícios previdenciários decorrentes do grau de incidência de incapacidade laborativa (GIIL-RAT).